Google+ Followers

segunda-feira, 28 de março de 2011

COMO TER UM ÓTIMO DIA DE TRABALHO

O trabalho costuma ser o principal foco do estresse, mas existem algumas medidas que podem ser tomadas na tentativa de impedir que as oito horas diárias (ou mais) de labuta transformem-se no sacro-ofício.
Selecionamos nove dicas do livro 101 Maneiras de ter um Ótimo Dia de Trabalho para que você encare com simpatia o fato de ter um lugar de trabalho.
Nas palavras da autora Stephanie Goddar Davidson: "Técnicas simples e sugestões capazes de fazer você relaxar, esfriar a cabeça, resolver conflitos e tornar seu ambiente profissional mais agradável".
1. Respire



Tome consciência da sua respiração o dia inteiro. Quando perceber que se esqueceu disso, faça três respirações lentas, profundas, suaves e retome o trabalho.

 
2. Mude de ares
 

Gaste alguns minutos para ir a um andar diferente, a outro banheiro ou a um lugar a que você raramente vá. Se possível, passe algum tempo aí para se acalmar, respirar ou apenas ficar em silêncio.
3. Renove-se
 
 

O ser humano está sempre se renovando. Dorme para se recuperar; come para ter mais energia, perde células todos os dias para dar espaço às novas.
Siga o exemplo do seu corpo e renove seu trabalho hoje. Jogue fora o que é desnecessário, tente terminar o serviço de um modo inteiramente diferente. Pense em algo que você gostaria de participar e arrume um jeito de realizar isso.
4. Beba água


Beba pelo menos dois copos de água de manhã e de tarde, principalmente se você trabalha em um lugar com ar condicionado. Você vai perceber que terá menos vontade de comer doces, de fumar ou de roer unhas. E certamente terá muito mais energia.
5. Procure o equilíbrio




Compare essas prioridades com o que você faz atualmente. Em qual atividade você gasta mais tempo? E mais tempo? Corresponde ao que você considera prioritário?
Esse é o primeiro passo para encontrar o equilíbrio na vida. Você precisa optar. Veja como conciliar a situação real e a ideal.
6. Seja compreensivo

 


Da próxima vez que você ouvir um comentário ou uma crítica sobre sue trabalho, leve em conta estes pontos:
  • Não é fácil dizer a uma pessoa o que você achou do trabalho dela. Quem faz um comentário ou uma crítica está mais tenso do que quem ouve.
  • Se ninguém comentasse nada, não saberíamos em que mudar. As críticas são uma oportunidade de crescimento.
  • Lembre-se das críticas que já fizeram a seu respeito e reconheça que tiveram valor.
  • Tente perceber em que pontos você e a pessoa que fez o comentário ou a crítica concordam.
  • As pessoas não fazer críticas por maldade ou só para julgar. Fazem isso porque se importam com você. Se não se importassem, deixariam você continuar errando.
7. Respeite o fundamental
 
Foto: Daigo Oliva/G1
 

Não despreze suas necessidades básicas. Coma bem, beba muita água, faça exercícios, respire ar fresco, descanse, durma cedo.
Não deixe o trabalho determinar essas coisas. Garanta espaço para suas necessidades essenciais mesmo no cronograma mais apertado.
8. Reorganize-se
 

Você consegue reorganizar o seu espaço no escritório? Às vezes, apenas mudar as pastas de lugar, arrastar a mesa para o outro lado ou mudar a disposição dos quadros pode fazer uma grande diferença.
Que tal trazer quadros, objetos de arte, lembranças, óleos aromáticos e até música? Se nada disso for permitido, veja o que é possível fazer para dar sua cara ao local de trabalho, mesmo que precise deixar seus objetos pessoais escondidos numa gaveta.
9. Deixe as farpas de lado


 
Da próxima vez que você estiver irritado respondendo a um email ou outro tipo de correspondência, largue tudo e dê uma volta.
Jogue água fria no rosto, tome um suco, respire fundo algumas vezes. Depois, volte e releia o que você escreveu. Tire as farpas e as palavras duras. Só então envie a resposta.

Fonte: 101 Maneiras de ter um ótimo dia no trabalho, de Stephanie Goddar Davidson, editora Publifolha.


Aproveite bem os bons momentos da vida.

 





Um comentário:

  1. Muito boas as dicas.
    Já adoto algumas delas mas vou inserir as que eu não conhecia...
    O equilíbrio no trabalho se faz importante assim como em todas as areas de nossa vida.

    ResponderExcluir